Blog

Impressora multifuncional – para que serve e como usar?

Impressora multifuncional – para que serve e como usar?

Uma impressora multifuncional pode imprimir, copiar, enviar fax e escanear. Possui diversas funções em um único equipamento, o que a torna perfeita para atender às necessidades de pequenas empresas e escritórios domiciliares.

Atualmente, existem 3 tipos de impressoras multifuncionais disponíveis no mercado: laser monocromática, laser colorida e à jato de tinta. Cada vez mais aprimorados, alguns modelos possuem tela LCD e entrada para cartão de memória e USB. Esta funcionalidade permite conectar o seu aparelho celular ou câmera digital diretamente na impressora e realizar cópias e impressões sem a necessidade de um computador.

Hoje em dia ter tecnologia wireless é padrão na maioria das multifuncionais. Porém é preciso ter cuidado quanto à utilização desta funcionalidade, uma vez que, qualquer pessoa que tenha um dispositivo web habilitado, poderá utilizar sua impressora multifuncional através de um laptop ou celular.

Qual tecnologia aplicada nas impressoras multifuncionais?
A técnica de impressão é a única diferença entre as impressoras multifuncionais laser e à jato de tinta. Uma multifuncional laser funciona como uma copiadora, utilizando pó em seu toner e após a impressão à laser, não há risco de haver nenhum borrão no papel. Isto não acontece com as impressões à jato de tinta, onde a impressão pode borrar enquanto o papel não estiver totalmente seco.

Quanto ao custo, a impressora laser é mais cara, comparada à jato de tinta. Porém o toner (utilizado na impressora laser) é mais barato que um cartucho de tinta (utilizado na impressora à jato de tinta), o que barateia o custo de cada cópia produzida. Além disso, um toner consegue fazer muito mais cópias do que um cartucho de tinta.

Mas não se preocupe na hora de optar por uma multifuncional a Executiva vai te ajudar a escolher a melhor opção de custo/benefício para sua empresa.